Muitos gestores passam tanto tempo focados em vender para aumentar as receitas da empresa que acabam não fazendo o controle financeiro como é necessário. Por isso é comum ver empresas que vendem muito e ainda assim enfrentam dificuldades financeiras.
O objetivo deste post é falar sobre o controle de Contas a Receber para quem está começando, de um jeito simples e objetivo.
Se você já faz o controle simples de contas a receber, veja como funciona o Fluxo de Caixa Gerencial.
O controle de contas a receber feito em um Sistema de Gestão, por ser integrado, reduz tempo operacional e como consequência ajuda a aumentar a lucratividade.
Se por hora você optar fazer o controle financeiro manualmente em um caderno ou planilha do Excel, é importante considerar os dados relacionados abaixo:
- Documento (Número da venda)
- Cliente;
- Parcela
- Data de competência (Venda);
- Data de vencimento;
- Data de recebimento;
- Valor;
- Juros;
- Desconto;
- Valor Recebido;
Como fazer:
- Registre todos os valores a receber de vendas que foram realizadas a prazo.
Você pode registrar de forma tradicional – como fiz neste post, ou gerencial, através do plano de contas. - Verifique diariamente os lançamentos e baixe os que foram pagos;
- Cobre os clientes que estão inadimplentes;
Uma dica: relacione as vendas realizadas para comparar com os recebimentos no período. Veja:
Vendas realizadas
Recebimentos
Perceba que no período foram vendidos R$ 3.329,00, porém, foi recebido apenas R$ 701,00.
A partir desses dados é possível analisar:
- Se está fornecendo um prazo muito longo aos clientes para pagamento;
- Se os clientes não estão pagando ou se estão atrasando muito;
- Se as formas de pagamento que aceita são viáveis para o negócio.
E tomar providências como:
- Reduzir o número de parcelas;
- Conceder benefícios para quem paga antecipado;
- Não aceitar formas de pagamento inviáveis, como cheque, por exemplo.
Controlando o contas a receber você consegue programar o contas a pagar de forma mais eficiente.
Veja como elaborar um Fluxo de Caixa Gerencial.