Plano de Contas Gerencial

O Plano de Contas é um conjunto de classes que representam as movimentações financeiras de entrada e saída da empresa.

O Plano de Contas contábil deve ser elaborado de acordo com Lei 6.404/76 e Lei 11.638/07, onde a estrutura deverá seguir um padrão, mas nesta postagem vamos falar sobre o Plano de Contas Gerencial, seguindo a estrutura desejada pelos gestores para análises gerenciais.

Através do Plano de Contas conseguiremos elaborar relatórios gerenciais como o DRE (Demonstrativo de Resultados) e DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa).


ELABORANDO O PLANO DE CONTAS GERENCIAL

Defina as Classificações

As classificações são feitas, basicamente, para resumirmos os créditos e Débitos da empresa.
Se você não trabalha com um Software que disponibiliza o cadastramento de classes, poderá usar o Excel.

Ilustrando

  • Temos os lançamentos tradicionais abaixo:

– Venda de Regata P com estampa
– Venda de Blusa decotada G lisa
– Compra de caixa de Caneta preta
– Compra de pacote de sulfite A4

  • Veja como fica classificando de forma gerencial:

– Receita com venda de Roupas
– Compra de materiais para escritório

Sugiro que relacione as contas tradicionais que possui e só depois comece a definir as classes dentro de cada “operação”, por exemplo:

Conta tradicional: Venda de Regata P com estampa 
Classificação gerencial (classe):

  • Receitas
    Vendas
    Roupas de verão
  • Custos;
  • Despesas;

Codifique as classes

Para organizar as classes é necessária uma codificação, como no exemplo abaixo:

1. Receitas
1.1 Vendas
1.1.1 Roupas de verão
1.1.2 Roupas de inverno

2. Custos
2.1 Mercadorias para revenda
2.1.1 Compra de roupas de verão
2.1.2 Compra de roupas de inverno


Definindo as classificações da sua empresa

Se você criar classes muito detalhadas ou muito genéricas terá dificuldade em analisar o relatório gerencial.

Exemplo de classes muito detalhadas:
– Receitas com venda do produto A
– Receitas com venda do produto B …

Exemplo de classes muito genéricas:
– Receitas
– Compras

Elabore a estrutura de acordo com a necessidade da sua empresa.

Usando o Plano de Contas que criou, descubra se a sua empresa resulta lucro ou prejuízo clicando aqui.
Identifique também períodos de falta ou sobras de caixa clicando aqui.

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