Seja bem vindo a primeira de quatro etapas para elaborar o DRE Gerencial
Post principal
DEFINA AS CLASSIFICAÇÕES
A grosso modo, as classificações são feitas para resumirmos os créditos e Débitos da empresa de forma que possamos analisar em relatórios gerenciais.
Se você não trabalha com um Software que disponibiliza o cadastramento de classes, poderá usar o Excel.
Ilustrando
Temos os valores abaixo para recebimento ou pagamento na semana:
– Venda de Regata P com estampa = R$ 40,00
– Venda de Blusa decotada G lisa = R$ 60,00
– Compra de caixa de Caneta preta = R$ 12,00
– Compra de pacote de sulfite A4 = R$ 17,80
Classificando esses valores:
– Receita com venda de Roupas = R$ 100,00
– Compra de materiais para escritório = R$ 29,80
Definindo as classificações da sua empresa
Se você criar classes muito detalhadas ou muito genéricas terá dificuldade em analisar o relatório gerencial.
Exemplo de classes muito detalhadas:
– Receitas com venda do produto A
– Receitas com venda do produto B …
Exemplo de classes muito genéricas:
– Receitas
– Compras
Se além de revender produtos a empresa produz e faz serviços de instalações, você pode considerar importante ver quanto fatura com cada um separadamente:
– Receita com venda de produtos para revenda;
– Receita com venda de produtos industrializados;
– Receita com serviços de instalação.
Essa é uma boa forma de separar as receitas com vendas.