Os planejamentos de uma empresa estão ligados diretamente ao contas a receber. Quando o número de inadimplentes é grande todos esses planos são afetados e devem ser remanejados, causando um grande impacto e podendo levar o negócio a falência.
Relacionamos abaixo algumas dicas de como evitar e cobrar clientes inadimplentes.
Dicas de como evitar clientes inadimplentes:
1 – Manter o cadastro do cliente sempre atualizado, consultando também o SPC (Serviço de proteção ao crédito);
2 – Acompanhar diariamente os lançamentos a receber/recebidos, cobrando os clientes que possuem valores em aberto;
3 – Vender no cheque ou carnê pode aumentar o risco de não receber, atualmente o cliente considera um acordo mais informal;
4 – Inserir instrução de protesto no boleto bancário, além de multas e juros por atraso
Na relação entre fornecedor e consumidor os juros moratórios são limitados a 1% ao mês, conforme art. 406 do Código Civil e artigo 161, parágrafo primeiro, do Código Tributário Nacional. A multa por atraso de pagamento, é limitada a 2% (dois por cento), segundo determina o artigo 52, parágrafo primeiro do CDC.
5 – Fornecer descontos para pagamentos antecipados ou até a data de vencimento;
Como receber de clientes que já estão inadimplentes:
1 – Cobrar com um dia após o vencimento passa a imagem de um financeiro organizado e atento aos recebimentos. Alguns clientes esquecem o vencimento, então esse prazo curto pode acabar sendo uma ajuda tanto para ele quanto para você.
Quanto mais tempo passar, mais difícil fica receber.
2 – Enviar e-mails de cobrança e telefonar, mas sem ser abusivo.
Entender o motivo da inadimplência e tentar ajudar negociando é muito eficiente.
3 – Dependendo da situação faça acordos como:
– Novo prazo para pagamento do valor total;
– Desconto para pagamento do valor total a vista;
– Parcelamento da dívida;
Também é importante saber qual o índice de inadimplência na sua empresa para se programar e estar preparado.
Um passo a frente: calcule o índice de inadimplência